Hoje, cada espaço de nossa escola se encheu da magia dos livros e durante determinados momentos das aulas, todos os alunos, professores e funcionários estiveram envolvidos em atividades de leitura livre. A atividade envolveu todos os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental - anos finais.
Foi um momento magnífico.
A Turma do 5 ano, trabalhou com Poesias.
Fizemos uma Gincana com turma dividida em duas equipes. Fizemos várias leituras de poesias na sala. A autora escolhida para o trabalho foi Cecília Meireles.
Passamos na lousa a biografia da autora, onde os alunos puderam conhecer um pouquinho da sua história. Na aula de Informática, foram realizadas pesquisas sobre sua vida e suas obras.
- As crianças também precisam ler muitas poesias, para apurar a
sensibilidade e o senso crítico.
- Na fase da
expressividade, propor aos alunos que escrevam palavras que vêm à mente,
inspiradas pelo desenho ou pela escultura.
- Com base
nessa lista, os alunos poderão montar o seu poema.
- O professor
poderá sugerir novas relações entre as palavras ou formas de explorar as
sensações sugeridas pelo texto.
- Os alunos
devem se sentir livres para buscar associações incomuns entre as idéias.
- Vale tudo
com o poema. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes
preferem os versos livres. Algumas vezes, mais importante que rimar é
buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as
emoções que se deseja passar. Criar novas rimas é um exercício que faz os
alunos ficarem atentos à sonoridade das palavras.
- Mantenha um
verso fixo e peça para as crianças rimarem os seguintes. Elas às vezes
buscam palavras que apenas combinam entre si, mas não têm relação de
significado com o poema.
- Desperte
por meio da leitura de alguns poemas a imaginação nos ouvintes, pois com
esse estímulo a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para
obter as informações de maneira prazerosa e divertida.
2ª Aula:
Espalhar pela escola recortes de poesias, aonde os alunos irão
atrás, como caça ao tesouro, onde após isso e já na sala de aula, terão que ler os trechos encontrados e localizar as estrofes que faltam e montar a poesia. Depois fazer a ilustração e leitura para a turma da sua poesia. Enfatizar a entonação em declamar uma poesia. Trabalhar tanto a oralidade, quanto a expressão corporal do aluno.
- Recorte
palavras ou versos e deixe que os alunos os montem como acharem melhor.
Eles ficarão surpresos ao verificar que uma mesma poesia pode apresentar
muitas combinações diferentes. É uma forma de exercitar a coerência e
mostrar que um poema é uma unidade, não um amontoado de palavras.
- Os alunos
podem levar para a sala fotos próprias ou de lugares conhecidos. Ou então
fotos de revistas.
- Peça para
contarem à classe as sensações ou lembranças despertadas pelas imagens.
- Faça a
lista de palavras, que servirá de base para os poemas.
- No
laboratório de informática, digite os poemas criados.
- Os poemas
deverão ser escritos no caderno de produção com ilustração.
- Momento de Leitura da Poesia
-
Foi uma atividade prazerosa e divertida. Certeza que ficará para sempre na memória desses pequenos leitores....
Nenhum comentário:
Postar um comentário