Seguidores

sábado, 17 de março de 2018

Paradão da Leitura

Fizemos esse momento em dois dias nas aulas de Língua Portuguesa, onde foi possível oportunizar um momento descontraído da leitura e interpretação.

Hoje, cada espaço de nossa escola se encheu da magia dos livros e durante determinados momentos das aulas, todos os alunos, professores e funcionários estiveram envolvidos em atividades de leitura livre. A atividade envolveu todos os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental - anos finais.  
Foi um momento magnífico.
A Turma do 5 ano, trabalhou com Poesias.
Fizemos uma Gincana com turma dividida em duas equipes. Fizemos várias leituras de poesias na sala. A autora escolhida para o trabalho foi Cecília Meireles. 
Passamos na lousa a biografia da autora, onde os alunos puderam conhecer um pouquinho da sua história. Na aula de Informática, foram realizadas pesquisas sobre sua vida e suas obras.

  •                As crianças também precisam ler muitas poesias, para apurar a sensibilidade e o senso crítico.
  • Na fase da expressividade, propor aos alunos que escrevam palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura.
  • Com base nessa lista, os alunos poderão montar o seu poema.
  • O professor poderá sugerir novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto.
  • Os alunos devem se sentir livres para buscar associações incomuns entre as idéias.
  • Vale tudo com o poema. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes preferem os versos livres. Algumas vezes, mais importante que rimar é buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as emoções que se deseja passar. Criar novas rimas é um exercício que faz os alunos ficarem atentos à sonoridade das palavras.
  • Mantenha um verso fixo e peça para as crianças rimarem os seguintes. Elas às vezes buscam palavras que apenas combinam entre si, mas não têm relação de significado com o poema.
  • Desperte por meio da leitura de alguns poemas a imaginação nos ouvintes, pois com esse estímulo a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.

2ª Aula:
Espalhar pela escola recortes de poesias, aonde os alunos irão atrás, como caça ao tesouro, onde após isso e já na sala de aula, terão que ler os trechos encontrados e localizar as estrofes que faltam e montar a poesia. Depois fazer a ilustração e leitura para a turma da sua poesia. Enfatizar a entonação em declamar uma poesia. Trabalhar  tanto a oralidade, quanto a expressão corporal do aluno.

  • Recorte palavras ou versos e deixe que os alunos os montem como acharem melhor. Eles ficarão surpresos ao verificar que uma mesma poesia pode apresentar muitas combinações diferentes. É uma forma de exercitar a coerência e mostrar que um poema é uma unidade, não um amontoado de palavras.
  • Os alunos podem levar para a sala fotos próprias ou de lugares conhecidos. Ou então fotos de revistas.
  • Peça para contarem à classe as sensações ou lembranças despertadas pelas imagens.
  • Faça a lista de palavras, que servirá de base para os poemas.
  • No laboratório de informática, digite os poemas criados.
  • Os poemas deverão ser escritos no caderno de produção com ilustração.























  • Momento de Leitura da Poesia







  • Foi uma atividade prazerosa e divertida. Certeza que ficará para sempre na memória desses pequenos leitores....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biomas

Trabalho com a turma do 5 ano sobre os Biomas brasileiro... Trabalhamos pesquisa, confecção de mapas, características de cada Biomas e loca...