Primeira semana - segunda-feira
Dar as boas vindas aos aluno, fazer as apresentações.
FAZER A DINÂMICA DA COOPERAÇÃO - Pirulito
Dinâmica do Pirulito… muito simples de fazer!
Leia abaixo os detalhes sobre esta dinâmica e prepare-se para fazer você também!
Material necessário:
- Um pacote de pirulitos com a quantidade necessária para que cada participante receba uma unidade.
Desenvolvimento:
- Entregue uma pirulito para cada participante e peça para segurá-lo com o braço esticado;
- A próxima orientação é que cada participante deve abrir e chupar pirulito sem recuar o braço, mantendo-o esticado.
O que essa dinâmica representa? O que podemos aprender com ela?
A ideia é que os participantes notem que a orientação é que eles devem chupar um pirulito sem recuar seu próprio braço, mas há possibilidade de cumprirem a prova se cada um, com o braço esticado, servir um colega. Depois de realizada, pode-se fazer uma grande reflexão sobre ajuda ao próximo e o trabalho em equipe, temas que são muito importantes e presentes no ambiente escolar.
Essa dinâmica pode ser feita em qualquer época, mas pode ser bem interessante fazer no início do ano, propondo aos pais uma parceria para o ano letivo.
Fonte: http://umaprofessoramaluquinha.com.br/2015/12/dinamica-pirulito/
Em seguida falar sobre as regras da Escola e da sala de aula para uma melhor convivência.
Construir juntamente com os alunos as regras.
Na sequência entregar a lembrancinha: Vamos construir Juntos o futuro?
Pedir aos alunos para fazer nesse momento uma produção de texto das expectativas desse ano letivo!
Terça-feira
COLORIR AS CAPAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS.
D16 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
ATIVIDADES PREVISTAS
Sondagem de conteúdos
ESTRATÉGIA (METODOLOGIA)
Cronometrar o tempo da atividade de acordo com as dificuldades;Correção da atividade.
RECURSOSMATERIAIS
material do aluno; quadro e pincel;
DURAÇÃO2 aulas de 50 minutos.
AVALIAÇÃO
Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.
MATEMÁTICA
1-O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:
(A) nove mil e oitenta e seis(B) nove mil oitocentos e sessenta(C) nove mil oitocentos e seis(D) nove mil oitenta sessenta
2- Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação: coloque-se de costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local você encontrará uma árvore. Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro é:
(A) 157 - 126(B) 157 × 126(C) 157 + 126(D)157 ÷ 126
3- Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-se fazer a operação:
(A) 250 - 114(B) 250 + 114(C) 250 × 114(D)250 ÷ 114
4- Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é:
(A) 2 + 3(B) 2 × 3(C) 3 – 2(D)3 ÷ 2
5-Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação:
(A) 900 ÷ 25(B) 900 – 25(C) 900 + 25(D) 900 × 25
6- Calcule o resultado de 425 + 1342.
(A) 5 592(B) 4 592(C) 2 767(D) 1 767
7- Calcule o resultado de 578 – 46.
(A) 624(B) 532(C) 522(D) 118
8- O resultado da divisão de 721 por 7 é:
(A) 10(B) 13(C) 100(D) 103
Quarta-feira
Ditado de palavras que não serão devolvidos aos alunos, ele será colado em um caderno e será repetido no final do ano letivo para a verificação do progresso da escrita do aluno. É uma ferramenta muito útil para avaliação.
Correção coletiva das atividades
POR QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?
ESTUDAR GEOGRAFIA é a forma de compreendermos o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o local em que moramos quanto o nosso país, assim como os demais países da superfície terrestre. O campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde os homens e as mulheres vivem e, ao mesmo tempo produzem modificações que o (re)constroem permanentemente.
Tudo nesse espaço depende do ser humano e da natureza. Esta última é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento e todas as outras coisas que existem nada mais são que aspectos da natureza. Mas o ser humano reelabora esses elementos naturais ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos e edificar cidades, ao inventar velozes aviões para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico não é apenas o local de moradia da sociedade humana, mas principalmente uma realidade que é a cada momento (re)construída.
As modificações que a sociedade humana produz em seu espaço são hoje mais intensas que no passado. Tudo o que nos rodeia se transforma rapidamente. Com a interligação entre todas as partes do globo, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, passa a existir um mundo cada vez mais unitário. Pode-se dizer que, em nosso planeta, há uma única sociedade humana, embora seja, uma sociedade plena de desigualdades e diversidades.
Na atualidade, não existe nenhum país que não dependa dos demais, seja para o suprimento de parte das suas necessidades materiais, seja, pela internacionalização da tecnologia, da arte, dos valores, da cultura, etc.
Para nos posicionarmos inteligentemente em relação a este mundo temos de conhecê-lo bem. Para nele vivermos de forma consciente e crítica, devemos estudar os seus fundamentos, desvendar os seus mecanismos. Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar integrado criticamente na sociedade participando ativamente de suas transformações. A Geografia é um instrumento indispensável para essa reflexão que deve ser a base de nossa atuação no mundo. (Vesentini, J. Willian. Sociedade e Espaço. Atica)